Rapport de l'obstacle au commerce

Id: 16
Résolu - Guidance
Contexte
Exportation de Cabo Verde vers Gambie
24/01/2018 - Cabo Verde
A inexistência de infraestruturas e equipamentos adequados para carregamento dos navios com basalto e derivados como britas e areia na exportação para a Gâmbia. A empresa conseguiu um bom negocio na Gambia para abastecimento de basalto e derivados mas não foi possível aproveitar essa oportunidade devido á inexistência de condições técnicas no porto da Praia para carregamento dos navios, como esteiras rolantes e uma área exclusiva para loteamento dos navios.
Non
Information sur l'obstacle au commerce
  • Installations limitées ou inappropriées pour le transport et le stockage (p.ex. le transport frigorifié)
Information sur le produit
  • Autres produits
O produto afetado é o basalto na exportação na a Gambia devido à inexistência de infraestruturas adequadas no Porto da Praia para carregar os navios com basalto e derivados (britas e areia);
Information supplémentaire
Penso que a ENAPOR deve criar condições para o loteamento dos navios com basalto e providenciar uma zona exclusiva para carregamento dos navios. Estamos a perder grandes negócios devido a inexistência de condições para loteamento dos navios no porto da Praia.
Les mises à jour de rapport
14/10/2021   Nouveau
14/10/2021    En cours de résolution

26/10/2021    En cours de résolution Détails

Message du PFN le 26/10/2021 14:42:22
Bom dia Sr. Hamir, Encaminho para analise e resposta obstáculo ao comercio reportado por um exportador. Obrigado. Jailson Semedo


Réponse de l'agence compétente le 27/10/2021 00:14:05
Em Cabo Verde os Portos não dispõem de Terminais Especializados na movimentação de cargas, querendo isto dizer que conjuntamente com os operadores temos de rentabilizar os espaços existentes. A ENAPOR têm tido uma atitude de total abertura, colaboração com vista a dinamização de negócios, onde se inclui os casos de Areia e Brita. Tendo inclusivamente assinado Acordos individuais, relacionados com a faturação/pagamento e com incentivos/abatimentos. No concernente aos equipamentos específicos para este tipo de negócio, ainda não dispomos dos equipamentos ideais para esse tipo de tráfego, algo que estamos permanente a monitorar a efetiva necessidade de ser feito esse investimento por parte da empresa. Temos como foco contínuo a disponibilização de um leque maior de equipamentos terrestre, dentre as quais ás máquinas, aparelhos e utensílios destinados a serem utilizados em terra pelas embarcações, contentores, mercadorias e passageiros. O Porto da Praia já possui uma experiência na gestão de escalas de navios que transportam brita e basalto (inertes), em que foram criadas condições ao nível de berços de atração e área adjacente para o armazenamento, ou seja todo o processo logístico decorreu sem sobressaltos. Sugerimos que possam entrar em contato com a ENAPOR, Porto da Praia e demonstrar de forma objetiva, quais “condições técnicas”, que o porto não dispõe e que “inviabilizou” o negocio de exportação para a gambia.
27/10/2021    Résolu - Guidance Détails

resposta satisfatória


Donner votre avis