Rapport de l'obstacle au commerce

Id: 20
Résolu - Guidance
Contexte
Importation de Espagne vers Cabo Verde
19/06/2021 - Cabo Verde
Necessidade de fazer a marcação para o despacho aduaneiro das mercadorias no cais da Praia. A marcação é feita por meio de uma plataforma on-line que não é bem divulgada pelos serviços. A plataforma não é de fácil utilização e a internet não tem a mesma acessibilidade em todos os pontos do país, fazendo com que o operador tenha de deslocar a um serviço de terceiros para fazer a marcação para levantamento da mercadoria. Isto faz aumentar os procedimentos para fazer o despacho.
Je ne sais pas
Information sur l'obstacle au commerce
  • Trop de guichets/organisations administratives impliquées
Information sur le produit
  • Autres produits
produtos cosméticos e de higiene
Information supplémentaire
O processo de despacho aduaneiro deve ser simplificado e melhor divulgado. Os serviços competentes devem estabelecer serviços no local para fazer a marcação de despacho de mercadorias sem custos adicionais para as empresas, facilitar o acesso por via aplicativos móveis e disponibilização de internet gratuito (wifi) no cais da Praia, para que o acesso à plataforma de marcação seja democratizada.
Les mises à jour de rapport
04/11/2021   Nouveau
04/11/2021    En cours de résolution

04/11/2021    En cours de résolution Détails

Message du PFN le 04/11/2021 13:15:08
Muito bom dia Sr. Hamir, Encaminho para analise e resolução um alerta de obstáculo ao comercio identificado por uma empresa nacional. Muito obrigado. Jailson Semedo, Ponto Focal MAOC


Réponse de l'agence compétente le 04/11/2021 21:36:16
Os Serviços dos Centros de Pequenas Encomendas (CPE) da Praia e do Mindelo passaram a dispor apartir do dia 15 de Fevereiro de 2021 do sistema de Agendamento Online que permite aos clientes agendar o levantamento da sua encomenda a partir de dispositivos eletrónicos, sem se deslocar aos armazéns. Esse novo formato foi amplamente divulgado nos meios de comunicação, inclusivamente com Spots nas Televisões do pais por vários dias, na Rádio, Site da Empresa. Sugerimos que o mesmo possa aceder vídeo abaixo "PASSO-APASSO"; https://web.facebook.com/Enapor-Portos-De-Cabo-Verde-787731321365763/videos/passo-a-passo-agendamento-online-cpe-praia-e-mindelo/424970618725332/?_rdc=1&_rdr Este novo sistema de agendamento está integrado com a JUP (Janela Única Portuária) e os clientes podem aceder ao serviço através de: - portondinosilha.gov.cv - www.enapor.cv - Call Center da Casa do Cidadão – 800 20 08 - Linha Verde CPE Mindelo – 800 10 40 - Linha Verde CPE Praia – 800 20 21 No concernente a disponibilização de Internet (WI-FI) gratuito, informamos que o Porto da Praia já disponha dessa opção em alguns pontos do Porto, mais tivemos de suspender. Estamos a analisar com as empresas que fornecem esse serviço para que seja novamente disponibilizado no Porto e de uma forma mais ABRANGENTE.
05/11/2021    Résolu - Guidance Détails

A resposta é satisfatória. A marcação on-line para fazer o levantamento da mercadoria é mais uma facilidade criada pela ENAPOR para melhorar o processo de levantamento da mercadoria, como responder o Sr. HAMIR.


Donner votre avis